AULA 1º ,2º 3º,4º INDEPENDÊNCIA DO BRASIL e O PERIODO JOANINO

            Independência do Brasil
foto:www.googleimagens.com.br











Tema: Independência do Brasil
Conteúdo:      
                      O período joanino            
                                     A Familia Real Portuguesa

                                                         foto:www.gogleimagens.com.br
 
   Chegada da família real ao Brasil

Nos quatorze navios, além da família real, vieram centenas de funcionários, criados, assessores e pessoas ligadas à corte portuguesa. Trouxeram também muito dinheiro, obras de arte, documentos, livros, bens pessoais e outros objetos de valor.

Após uma forte tempestade, alguns navios foram parar em Salvador e outros na cidade do Rio de Janeiro. Em março de 1808, a corte portuguesa foi instalada  no rio de janeiro. Muitos moradores, sob ordem de D. João, foram despejados para que os imóveis fossem usados pelos funcionários do governo. Este fato gerou, num primeiro momento, muita insatisfação e transtorno na população da capital brasileira.
Período joanino
O brasil começa a historia imperial com a chegada da família real Em janeiro de 1808, Portugal estava preste a ser invadido pelas tropas francesas comandadas por Napoleão Bonaparte. Sem condições militares para enfrentar os franceses, o príncipe regente de Portugal, D. João, resolveu transferir a corte portuguesa para sua mais importante colônia, o Brasil. Contou, neste empreendimento, com a ajuda dos aliados ingleses.com dom João VI no Brasil a pequena capital do rio de janeiro muda totalmente sua rotina de vila.
Texto:WWW.Brasilescola.com.br
No contexto da independência do Brasil é importante conhecermos quem nos dominava até então Brasil uma colônia portuguesa que recebe deste pais uma exorada de cultura totalmente adversa a cultura existente a indígena. Uma colônia que ficou esquecida por décadas começa a ter seu valor no momento em que Portugal tem seu território central europeu invadido por tropas francesas, o príncipe regente dom João VI recebe um umtimato de Napoleão para abandonar Portugal em poucos dias ou então que encarasse a morte. Neste estante o país é tomado pelo caos e a família real vê em sua colônia Brasil seu ponto de refugio formaliza um tratado com a Inglaterra de proteger a viagem da família ao Brasil em troca da abertura comercial de seus portos.
Com a chegada a colônia o choque cultural foi evidente onde na viagem houve um surto de piolhos precisando que as mulheres cobrissem a cabeça com um pano, logo este acontecimento visto pelas mulheres Brasileiras foi copiado pensando ser uma nova moda. As famílias da colônia foram obrigados a ceder suas residências para acolher a família real e seus empregados, todo serviço prestado a família real era paga com a concessão de títulos de nobresa.
Olhar Histórico de Fabiano Alves cunha.


Habilidades:
Depois de minha aula os alunos serão capazes de compreender como se deu a chegada da
família real no Brasil de relatar quais as características da sociedade brasileira no período 
colonial de identificar o contexto político que impôs Portugal a transferir sua corte para o Brasil
e descrever os motivos da partida de dom João VI para Portugal.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Competências:
Com a minha aula iremos exemplificar cada período e cada contexto relacionando os conteúdos 
descrevendo de forma clara e objetiva o contexto que envolve cada tema facilitando a 
compreensão dos alunos.
-------------------------------------------------------------------------------





1ºº,4º Plano de aula
Escola: Estadual Governador Valadares
Disciplina: Historia     Turma: 7 “D”
Professora:
Estagiários: Fabiano Alves Cunha; Raphael Couto.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Tema: Independência do Brasil
Conteúdo:
v  O regente no Brasil;
v  As cortes contra dom Pedro;
v  Dom Pedro resiste as cortes;
v  Dia do Fico.
---------------------------------------------------------------------------------------
Habilidades:
Depois de minha aula os alunos serão capazes de compreender como foi o período regencial no Brasil imperial de relatar como a sociedade brasileira e a política observavam o país sem um imperador de identificar os motivos da partida de dom João VI para Portugal.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Competências:
Com a minha aula iremos exemplificar cada período e cada contexto relacionando os conteúdos descrevendo de forma clara e objetiva o contexto que envolve cada tema facilitando a compreensão dos alunos.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Metodologias:
v  Utilização do livro didático como foco central de pesquisa lida;
v  Expositiva, Uso do quadro 
v  Interativa com perguntas e respostas para a solução de duvidas.
Bibliografia: livro didático, icnografia da família real.


www.googleimagens.com.br

Dia do Fico
O Dia do Fico ocorreu em 9 de janeiro de 1822. Esta data ficou conhecida por este nome, pois D.Pedro I, então príncipe regente do Brasil, não acatou ordens das Cortes Portuguesas para que deixasse imediatamente o Brasil, retornando para Portugal. 
As Cortes de Portugal estavam preocupadas com os movimentos que ocorriam no Brasil em direção à emancipação política. Viam no retorno de D.Pedro uma maneira de recolonizar o Brasil, enfraquecendo as idéias de independência.
Os liberais do Partido Brasileiro recolheram cerca de 8 mil assinaturas, exigindo a permanência de D.Pedro no Brasil. Diante deste contexto, D. Pedro declarou: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico". Então esta data (9 de janeiro de 1822) passou a ser conhecida como o Dia do Fico.
Este fato histórico foi importante, pois fortaleceu a posição brasileira de buscar a independência, distanciando cada vez mais da influência portuguesa.
 
WWW.suapesquisa.com.br

O Regente no Brasil
As realizaçoes do principe regente no brasil é um movimento precossur do desenvolvimento politico, social e cultural que o brasil recebeu da familia portuguesa com o principe regente foi fundado o banco do brasil uma instituiçao que existe até os nossos dias assim como o jardim botanico a biblioteca nacional feitos que movimentou e troce crescimento a colonia portuguesa éssa é a parte boa doada pelos nossos colonizadores.
as cortes contra dom pedro
com a partida de dom joao vi para portugal que partira devolta ameaçado de perder o trono portugues ele deixa no brasil seu filho dom pedro de alcantara ou dom pedro i.
dom pedro era bem visto pela sociedade brasileira tem a oportunidade de responder a portugal que atrves das cortes o obrigou a retornar para portugal com pressoes internas e externas dom pedro em praça publica grita a todos que fica e apoia a sociedade brasileira este dia ficou conhecido como dia do fico.
TEXTO: FABIANO ALVES CUNHA